Acreditação ONA: Você sabe como está a saúde do seu hospital?
Acreditação ONA: Você sabe como está a saúde do seu hospital?
Um dos principais motivos para uma acreditação de uma instituição é a comprovação da competência da mesma em realizar as suas atividades com a segurança e confiabilidade e tratando-se da área da saúde uma das principais é a Acreditação ONA.
Quais são os serviços que podem fazer acreditação da ONA?
Serviços como, mas não se limitando à:
- Atendimento hospitalar
- Laboratórios
- Ambulatórios
- Hemoterápico
- Assistência médica e domiciliar
- Patologia clínica
- Pronto atendimento
Como esta é uma metodologia voluntária, demanda basicamente do interesse por parte das instituições para a melhoria de seus processos. Conforme dados da Organização Nacional de Acreditação (ONA) apenas 521 são acreditadas, das mais de 6.000 instituições da saúde, veja os números por estados:
Fonte: site ONA, 06/10/2016
Há uma forte tendência para o aumento desse número, pois além de trazer inúmeras melhorias para os processos de gestão e satisfação dos pacientes nos atendimentos está em tramitação um projeto de lei onde é discutida a obrigatoriedade da acreditação em todos os hospitais (públicos ou privados, vinculados ou não ao SUS).
Mas essa acreditação beneficia de forma direta os pacientes ou é mais para a gestão administrativa e documentos?
Não existe estatística nacional que compare os números referentes à qualidade dos serviços de saúde, mas a estimativa é de que são feitas 4 milhões de internações anualmente nos hospitais privados e 11 milhões no SUS. Desses pacientes, 48% sofrem de complicações que poderiam ser evitadas se fossem observados os protocolos de segurança do paciente, um dos princípios orientadores dos manuais de acreditação.
Em um dos hospitais privados acreditados pela ONA – Organização Nacional de Acreditação, por exemplo, o índice de infecção hospitalar, em uma das UTIs, passou de 7% para menos de 1% em menos de dois anos. Na mesma instituição, a pneumonia associada à ventilação mecânica, caiu de 9% para 2% no mesmo período (fonte site ONA)
Da melhoria a excelência!!!
Como base de toda a melhoria contínua a acreditação ONA ocorre em 3 níveis:
- Nível Acreditado
Neste nível a instituição é avaliada pelos itens básicos de conformidade com a qualidade do atendimento prestado. O mapeamento dos processos, acompanhamento básico de indicadores de segurança e qualidade, além de padronização de processos e definição de riscos caracterizam esse nível.
São avaliados os conceitos relacionados à:
- Habilitação dos funcionários;
- Recursos básicos para a execução das atividades;
- Atenção com a segurança dos pacientes do início ao fim do atendimento.
- Nível Acreditado Pleno
Neste nível já começam a serem inseridas as avaliações referentes à documentação, auditorias internas, registros de analises críticas e grupos de melhoria contínua.
Além de todos os conceitos avaliados no nível 1, passam a ser avaliados também:
- Criação de rotinas e procedimentos documentados, bem como agilidade ao acesso às informações e disponibilidade a todos os envolvidos nos processos;
- Registros de melhorias aplicados aos processos, bem como a otimização dos procedimentos e ações de assistência aos pacientes;
- Registros de atenção aos pacientes e melhorias prestadas.
- Nível Acreditado com Excelência
Neste nível a avaliação engloba todo o âmbito da instituição e define critérios de acompanhamento das atividades de análises críticas envolvidas desde mapeamento e monitoramento dos processos até projetos de melhorias.
Neste momento se faz necessária a participação da área de tecnologia (TI) para a gestão da organização e segurança de todo o processo da qualidade, desde o gerenciamento dos documentos até a gestão das análises críticas das melhorias e não conformidades.
São avaliados os conceitos relacionados à:
- Registros de satisfação dos pacientes e clientes (internos e externos);
- Existência de um programa da qualidade implantado e eficiente;
- Utilização de um sistema de informações que correlacionem e gerenciem indicadores e demais informações para análises críticas fundamentadas;
- Registro das melhorias de forma orgânica.
Minha empresa já tem ISO 9001, não é suficiente?
Muitas pessoas confundem a Acreditação ONA com a certificação ISO 9001, pois se tratam de normativas relacionadas à qualidade dos processos e ambas possuem técnicas de auditorias internas.
Apesar de a norma ISO 9001 contribuir muito para a padronização dos processos, satisfação dos clientes e diferencial em relação aos estabelecimentos que não a possuem, essa certificação não abrange questões técnicas relacionadas a área da saúde, como a acreditação ONA.
Resumindo:
- Acreditação – avaliação/auditoria com teor técnico sobre o produto oferecido pela empresa, e são efetuadas por profissionais com conhecimento técnico específico da área.
- Certificação – avaliação/auditoria com teor documental relacionado ao sistema de gestão aplicado na empresa (ISO 9001, ISO 14001, dentre outras).
Outra diferença é o fato de que na Acreditação ONA o escopo é estabelecido pela própria Norma de Acreditação e não por decisão da empresa, como é o caso da norma ISO 9001.
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HUMBERTO MINGORANZE
A acreditação ONA é muito importante para o aumento da qualidade e redução de erros com os pacientes. Recentemente acompanhei a implantação ONA do hospital e maternidade de Belo Horizonte. Diferente das outras metodologias a ONA é mais aberta, estabelece que os processos devem estar definidos, mas não diz exatamente como, isso é bom, pois cada hospital pode adequar a sua realidade. Neste caso uma das ferramentas usadas para organizar o processo, fora as
Pasta plastica A4 , que passaram a organizar processos de trabalho, checklists da enfermagem, processos de liberação de Convênios entre outros.